terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ô da buzina!!!

É verdade; marcas japonesas e chinesas de carros e motos dominam o Chile. A frota é nova e poucos carros antigos ou em mal estado sao vistos nas ruas.
Exceto pelo transporte público que dá dó de carros velhos da Marcopolo e possui 4 tarifas diferentes para um mesmo trajeto.
Tem táxi e colectivos (que em geral sao carros pretos com letreiro amarelo em cima e que possuem duas tarifas, uma para subir o morro e outra para descer, que correm muito e podem levar até 4 desconhecidos numa mesma corrida, 24h por dia), além de trem/metrô e troleibus.
O semáforo é muito respeitado mas ontem vi uma batida por um sujeito avançar o vermelho.
Pedestre paga multa se atravessa fora da faixa ou se cruza a rua em farol vermelho; multa de cerca de 35 mil pesos (uns 140 reais) mas que ninguém viu ser aplicada... mas seguem respeitando.
O mais curioso é o hábito da buzina. Em Valpo e Viña nao há congestionamento e nem um número de veículos que prejudique o trânsito mas os porteños buzinam para tudo!!! Moro perto de uma das ruas mais movimetadas de Valpo e sao 7h da manha e já estao buzinando. Seja porque tem um cachorro, porque é uma curva, porque é reta, porque faz frio ou porque os Wanders ganharam (time de futebol da cidade).

Desliga essa buzina!!!!!!!

Nenhum comentário: